Que Somos: Troia Editora

NOSSA INSPIRAÇÃO

A conquista de Troia foi a grande aventura que lançou as bases da nossa civilização, determinou nosso ethos e consolidou nossos valores. Visava à tomada de muralhas intransponíveis e colossais para vingar a honra, buscar a glória merecida e se equiparar aos deuses: a epopeia do início do nosso mundo pavimentou nossos valores e nossa orientação de vida.

A façanha de Troia e seu sentido épico e heroico foram eternizados nas composições de Homero. Troia também é, por isso, o marco inicial da literatura ocidental. Com seus versos, Homero legitimou e deu sentido ao esforço semidivino empreendido por heróis como Agamenon, Aquiles, Ulisses e Heitor – a arte atribuindo valor ao feito, revelando o essencial; sempre.

A relação de Troia com nosso mundo se estende, assim, às artes, especialmente à literatura. Homero, o rapsodo cego, estabeleceu a luz da literatura ao narrar a queda da cidade inconquistável e eternizou o feito. Descreveu o espírito dos guerreiros, atribuiu força à alma das mulheres e forjou em verso o caráter dos deuses. Narrou, enfim, os dramas dos envolvidos de um modo que, a partir de então, foi repetido e reinventado em incontáveis movimentos literários através do tempo.

Troia é um símbolo literário, o tema maior do autor da primeira grande obra do Ocidente. É o espírito fundador de uma tradição artística que continuou e que continua em obras que exploram o espírito humano e sua relação com o mundo e com o mistério do qual fazemos parte.

A EDITORA

A Troia Editora nasce inspirada nessa aventura literária, aspirando incorporar e manter essa tradição por meio de clássicos da literatura, tanto quanto de futuros clássicos. Primando pela excelência editorial, com uma programação visual evocativa, a Troia Editora traz ao universo editorial, por meio dos selos Troia e Troinha — sua linha infanto-juvenil —, uma proposta jovem, mas com a tradição da aventura literária — como foi a conquista de Troia pelos jovens gregos.

A Troia Editora traz para o mercado cuidadosa produção gráfica e editorial, zelo na criação de capas e apresentação dos textos em papel impresso, ou no formato digital, com o apuro exigido pelas novas tecnologias.

Quanto ao conteúdo, a editora respeita a autoria e preza pelo relacionamento com os autores, sejam estreantes, consagrados ou clássicos de domínio público. E mantém um relacionamento de parceria absoluta com toda a cadeia editorial, desde o autor, o preparador de textos, o revisor, o diagramador, o capista, o gráfico, o distribuidor e o livreiro.

MISSÃO

Publicar livros de qualidade de autores nacionais e estrangeiros. Livros de domínio público com diferenciais como tradução direta do idioma original, cadernos de fotos, apresentações e contextualizações.

SELO INFANTIL TROINHA

De um mundo de beleza e aventura, de sonho e esperança, a Troinha traz a você as cores e as palavras que são os tijolos e vigas para a construção de um mundo melhor, mais humano e verdadeiro. Com livros que despertam a curiosidade e a reflexão, com alegria e diversão, desejamos desenvolver o que há de bom em nossos pequenos leitores. Nossos livros se voltam para a alfabetização e o desenvolvimento da linguagem das crianças, plantando, ao mesmo tempo, valores importantes para os novos tempos, como igualdade social, autoaceitação e proteção ao meio ambiente.

Por isso, a Troinha é mais que uma editora: é uma vocação!